sexta-feira, 16 de maio de 2008

PCBSD + gnome

Boa tarde galera, eu, particularmente adoro o PCBSD(http://www.pcbsd.org/), como vocês podem perceber, o que temos que deixar claro, é que, a grosso modo, o PCBSD é um FreeBSD com interface gráfica já instalada, portanto, os conhecimentos de FreeBSD poderão ser aplicados, sem excessão.

Caso você,(como eu) não goste muido da interface gráfica KDE, facilmente você podera instalar uma outra WM (window manager), com apenas alguns comandos.
Vamos usar como exemplo, o GNOME, por ser uma interface completa, leve, e 100% traduzida para o português.
Existem 2 maneiras mais comuns, via ports (se você tem o ports no seu sistema http://www.freebsd.org/ports/), que seria a instalação compilada (melhor por alguns pontos, porém muito demorada), e a instalação binária, via pkg_add.
via ports:

#cd /usr/ports/x11/gnome2/ && make install clean
Simples assim, apenas esse comando, mais terá que aguardar um bom tempo, pior ainda se o micro não for "aquela maquina".
via packages:

#pkg_add -r gnome2
Uma forma facil e mais rápida do que a instalação via ports.
Gostou? Quer mesmo por o gnome no seu BSD? Consulte antes:
http://www.freebsd.org/gnome/
http://www.gnome.org/

Marcos A. Schratzenstaller.

Um comentário:

renan disse...

Oi tudo bom?
é um bom tutorial, porém eu queria perguntar se você já testou o gnome no pcbsd, e se funcionou corretamente, pois vejo em varios forums inclusive o do pcbsd mesmo varias pessoas reclamando de que com o gnome o pcbsd não fica muito bom não, demora pra carregar o desktop, janelas não abrwem, e as vezes trava queria saber se ocorre isso mesmo ou s funcionou tudo certinho, desde já obrigado